União Socialista Brasileira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ensaio sobre política e atuação partidária

Ir para baixo

Ensaio sobre política e atuação partidária Empty Ensaio sobre política e atuação partidária

Mensagem  Juca Caboclo Ter Abr 19, 2011 12:35 am

Entendo necessário para a compreensão dos fatos que é preciso determinar a diferença entre ideologia (onde se quer chegar) e política (como chegar lá). São conceitos bem diferentes, embora complementares quando pensados no processo de formação partidária. A ideologia é ligada a idéia e ao ideal. É o que existe somente na idéia, no imaginário. É um modelo ou paradigma construído, mesmo que na forma de sonhos, pela força das idéias ou de um ideal. É um sistema de idéias pensados pelo idealista. Não se permite concessões na ideologia, ou se acredita nela ou não. Não ter ideologia é concordar com qualquer coisa, seja ela boa ou ruim. É ter qualquer futuro. Qualquer coisa serve.

A política é o exercício pratico baseado na habilidade no trato das relações humanas. É a capacidade que tem o agente político de por em pratica uma idéia ou ideal. É a negociação, o dialogo, o entendimento ou a ruptura, os acordos ou os enfrentamentos. Na política é permitida concessão, desde que seja respeitado na integra todos os fundamentos de uma ideologia. Se de forma democrática não conseguirmos 100% do que queremos, então que se consiga o possível, mesmo que signifique dar um passo para trás a fim de conseguir dar 2 para frente. Ficar estagnado não resolve.

O debate político discute sobre idéias, discutir pessoas (se fulano é isso ou aquilo) é politicagem. Politicagem é a pratica política com a ideologia do próprio umbigo, mesquinharia na preservação dos interesses individuais. Defendo que na realidade não importa QUEM, mas sim O QUE se debate. Qual a idéia que está sendo defendida, e se merece apoio ou não.


O "caldo político" da nossa querida enação fica um tanto ralo se comparado ao contexto da vida real. Aqui não se discute sobre temas controversos como a questão do aborto, união homossexual, ética em pesquisas genéticas, desigualdades em geral, liberdades individuais, responsabilidades coletivas, etc... Aparentemente sobrevive apenas o debate em torno da eficiência desta ou daquela pessoa (ou grupo) para executar essa ou aquela função. Ou seja, todos querem ir na mesma direção, só há divergências sobre quem vai pilotar o barco.

Num cenário onde o "caldo político" é ralo e a ausência das contradições ideológicas é gritante fica claro que os partidos políticos acabam por perder sua função originária. Os partidos passam a assumir um papel de guardiões das visões tradicionalmente pré estabelecidas. Fazem uso da burocracia vigente (estrutura do eRepublik) para garantir a manutenção do mesmo.

A critica aos partidos políticos não se dá pela figura de seus membros, e sim a toda sociedade em sua pratica política neste jogo. É preciso engrossar o caldo político e acima de tudo, encurtar a distância entre o cidadão comum e o poder de decisão de fato. Ou assumimos uma posição mais progressista abrindo mais espaços a participação popular nas decisões do estado ebrasiliero ou continuaremos presos a essa armadilha conservadora e burocrática que envolve as instituições nacionais.

Poder, apenas pelo poder, é um triste retrato da ação anti-democrática de poucos sobre muitos. É ter ideologia do bem próprio, se sujeitando a qualquer situação a fim de chegar e/ou se manter no poder. Sacrifica a democracia se preciso for... não aceita a pluralidade de idéias... não respeita a vontade coletiva, seja da maioria ou das minorias.

Acredito que devemos lutar por um projeto político que seja realmente democrático, progressista e preferencialmente não baseado fundamentalmente num projeto de poder. Vejo que no eBrasil existe um grande espaço a ser ocupado por um movimento progressista capaz de propor novas soluções, criar novos parâmetros na sua organização política-social sem cair na velha armadilha técnica-burocrata da busca "burra" pelo poder.

Grande abraço a todos,

Juca Caboclo
Juca Caboclo
Juca Caboclo
Admin

Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2011
Pontos : 53
Reputação : 0
Localização : e-Brasil

http://www.erepublik.com/pt/citizen/profile/2254226

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos